Falando Sobre Adolescência

A série Adolescência da Netflix tem sido o assunto do momento, trouxe diversas opiniões sobre o papel desenvolvido pela Psicóloga, muitas observações em relação a família e, principalmente, muita análise sobre o comportamento do adolescente no crime em si e na reação durante a terapia. Mas, como Criminóloga e Psicanalista, eu não pude deixar de observar o quanto nós, como sociedade podemos e devemos buscar conhecimento para atender  e de certa forma estarmos preparados para intervenção e prevenção de tais condutas.

Quando eu digo nós, me refiro a todos nós que fazemos parte de uma instituição, seja uma igreja ou escola, locais onde muitas vezes crianças e adolescentes buscam acolhimento, pelo fato de se sentirem pertencentes a um grupo. Na série fica bem evidente o quanto a real situação era desconhecida até mesmo pelos policiais que trabalhavam no caso, pois quando falamos em bullying logo pensamos em agressões verbais e física, ou seja, algo que possa ser visto e denunciado, mas não podemos ignorar o fato que as crianças e adolescentes vivem num mundo tecnológico, onde na maioria das vezes, é o local onde elas tem suas interações sociais, muito mais que no mundo real. É aí que mora o perigo! Existe um universo onde as crianças e adolescentes  são expostos  a todo tipo de violência e agressão, mas é um tipo de violência velada, onde não se vê marcas a não ser as dores emocionais. 

Estamos falando do Cyberbullying, como foi muito bem mostrado na série que através de emojis que pareciam inofensivos, escondiam tamanha ofensa, levando não só aquele jovem que cometeu o crime, mas outros a viverem um sofrimento que todos desconheciam. 

Aí, eu deixo algumas perguntas para todos nós…

Se esse adolescente não tivesse cometido esse ato contra a vida da menina, até quando ele suportaria viver?

Até quando os outros alunos continuariam vivendo aquilo dentro da escola sem que ninguém tomasse conhecimento?

Quantos sinais foram dados por esses adolescentes e não foram vistos?

Percebam a importância de buscar conhecimento… percebam que o número de crianças e adolescentes vítimas e infratores tem crescido muito. Já não dá mais pra continuar deixando toda a responsabilidade para o governo, para a internet, somente para os pais ou, somente para a escola.É tempo de cada um fazer a sua própria diferença!

Deixo aqui algumas dicas de séries sobre esse tema:

  • Adolescência – Netflix
  • Cyber Hell: Exposing an Internet Horror – Netflix
  • A Rede Antissocial: Dos Memes ao Caos 

Deixe um comentário