No dia 06 de Maio comemoramos o Dia do Psicanalista, essa data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Sigmund Freud, considerado o pai da Psicanálise.
Em 1873, Freud começa estudar medicina na Universidade de Viena, ele se forma em 1881 quando decide que queria ser um cientista e não um médico.
Do ano de 1884 a 1887, Freud estudou os efeitos da cocaína, e em 1886 inicia sua clínica como neuropatologista e encontra seu primeiro paciente histérico.
Freud então iniciou seus estudos, utilizando-se da técnica de hipnose como forma de acesso aos conteúdos mentais no tratamento de pacientes com histeria. Foi então que, observando seus pacientes, levantou a hipótese de que a causa da doença era psicológica e não orgânica, então trabalhando com essa hipótese, chegou a outros conceitos, como o do inconsciente.
Em 1895 Freud publicou seu estudo sobre a Histeria, até essa data, a ideia de que havia uma parte inconsciente na mente humana, atraia somente poeta e filósofo, os cientistas não demonstraram interesse em analisar o conceito, pois a possibilidade de haver uma área da mente completamente desconhecida naquela época foi considerada uma ofensa, principalmente quando Freud afirmou que essa área inconsciente estavam contidos os impulsos do sexo e da agressividade.
Hoje a teoria criada por Sigmund Freud é conhecida por estudar e analisar o inconsciente e seus reflexos na vida de cada indivíduo.
A Psicanálise traz como método, o tratamento baseado na fala, e entende que o fato de se verbalizar o sofrimento permite que o indivíduo tome consciência do início ou da causa de sua dor, uma vez que essa causa inconsciente se torne consciente é possível que o indivíduo encontre alívio, elaborando sua demanda. Quando temos acesso ao nosso inconsciente iniciamos o processo de mudança, então entendemos que precisamos de ajuda e acompanhamento.
“Quem não se reconcilia com a própria história nunca será verdadeiramente livre.” (Freud 1890).