Felizmente, nos dias de hoje temos muita informação sobre mães narcisistas,mas, infelizmente muitas pessoas ainda não conseguem sair desse relacionamento tóxico, já que relacionar-se com uma mãe narcisista pode ser uma das experiências mais desafiadoras e emocionalmente confusas que uma pessoa enfrenta, pois esse relacionamento é totalmente contrário do esperado no vínculo materno saudável.
Esse tipo de relacionamento frequentemente gera insegurança e um profundo sentimento de inadequação, sentimento de culpa e muita dor emocional.
Assim como todo narcisista, a mãe que apresenta essa personalidade, não consegue enxergar o outro como uma pessoa, como um indivíduo com sentimentos, sonhos e planos. A mãe narcisista vê no filho uma “ferramenta” para sua própria realização! O que importa são as suas vontades, seus planos e opiniões.
Características Comuns de uma Mãe Narcisista:
Falta de empatia: ela não demonstra sentimento algum diante das emoções do outro, principalmente quando se trata de tristeza e dor;
Uso da culpa como ferramenta para submissão emocional;
Necessidade constante de validação e atenção;
Desvalorização ou críticas frequentes ao filho(a);
Comportamento controlador ou superprotetor disfarçado de “preocupação”.
Danos Causados na Saúde Emocional dos Filhos:
Filhos de mães narcisistas podem crescer com sentimento crônico de culpa e/ou obrigação;
Autoestima prejudicada;
Dificuldades em estabelecer limites ( dizer não);
Grande probabilidade de se envolver em relacionamentos abusivos, pois podem desenvolver dependência emocional.
As pessoas que crescem nesse vínculo, geralmente tem grande dificuldade em detectar tal situação, ou na maioria das vezes sentem culpa por nutrir um sentimento negativo pela mãe, e isso acaba prejudicando ainda mais a sua saúde emocional, trazendo a essa pessoa adoecimento mental e físico.
Construção de Redes de Apoio Saudáveis:
É extremamente importante que essa pessoa busque estabelecer vínculo com pessoas de confiança que possam alertá-la e apoiá-la oferecendo validação pessoal.
Os Passos para a Reconstrução Emocional:
É importante que essa pessoa busque ajuda profissional para iniciar o processo de cura e autoconhecimento. Também vale ressaltar que esse processo é um caminho complexo e, muitas vezes doloroso, e requer:
1- Terapia: Recomendável a Psicanálise, para que possa ser compreendido os traumas de vínculo na infância;
2- Reconhecimento da dinâmica abusiva: reconhecer que aquele relacionamento não é natural e compreender porque aquela dinâmica a fere;
3- Fortalecimento da identidade pessoal: nesse processo é importante que a pessoa aprenda a nomear seus sentimentos e dar valor a cada um deles;
4- Estabelecimento de limites firmes: mesmo que isso gere sentimento de culpa no início, a pessoa precisa impor limites na relação.
No decorrer do processo de autoconhecimento, a filha(o) de mães narcisistas vai aos poucos libertando-se das amarras emocionais impostas pela mãe, isso não significa necessariamente afastamento físico total, ou romper completamente o vínculo, mas, é necessário que esse vínculo seja reconstruído de maneira segura e respeitosa para o seu bem estar.
Em alguns casos, o afastamento total se faz necessário para a preservação da saúde física e emocional.
Deixe seu comentário!
Você conhece alguém que vive essa dinâmica?
Deixo aqui algumas recomendações de leitura sobre o tema.
Até a Próxima!
LIVROS
Mães Narcisistas: Como uma Mãe Narcisista pode Influenciar a Vida de Seus Filhos?https://amzn.to/4lrr4oY
Filhas de Mães Narcisistas: Conhecimento Cura : https://amzn.to/3ZWl9Qu
Prisioneiras do Espelho: Um Guia de Liberdade Pessoal para Filhas de Mães Narcisistas: https://amzn.to/44s6dLc
Manual de Sobrevivência dos Filhos e Filhas de Mães Narcisistas: A Culpa Não é Sua!: https://amzn.to/447VKpw